![]() |
Fotos disponíveis no link |
Projeto de Cristiano Oliveira (PSDB), líder do Prefeito Gilson Fantin na Câmara Municipal, quer permitir a abertura do comércio nos sábados, domingos e feriados, das 08h às 22h.
Na noite desta última quinta-feira (26/04/2016), mais de uma centena de trabalhadores do comércio de Registro, a partir a mobilização dos Sindicato dos Comerciários de Registro e interessados da sociedade civil estiveram presentes na Audiência Pública na Câmara Municipal de Registro para se manifestarem contra o Projeto de Cristiano Oliveira (PSDB). Estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Comerciários de Registro, Rosemeire Novaes, e representantes de outras entidades: ACIAR, Ministério do Trabalho, Sindicato dos Varejistas e vereadores da Câmara de Registro.
Sob a intensa pressão dos trabalhadores e munícipes presentes, a quase totalidade dos vereadores recomendaram o arquivamento do projeto, destacando as inúmeras inconsistências do mesmo, além da enorme rejeição por parte da população e dos trabalhadores.
![]() |
Fotos disponíveis no link |
Revoltados e indignados com a proposta de Cristiano Oliveira, líder de Fantin (PSDB) na Câmara, os trabalhadores levaram cartazes e faixas, na qual expressaram seus argumentos:
"Se votar, não volta", "O Comerciário também estuda", "Onde os Comerciários vão deixar seus filhos? Haverá creche com horários especiais?", "Trabalhador também descansa", "Não cria empregos, cria jornadas exaustivas".
![]() |
Fotos disponíveis no link |
Cristiano Oliveira, escolhido por Fantin para representá-lo na Câmara Municipal, expõe, com esse projeto o extremo de seu pensamento neoliberal, que, no afã de "beneficiar a economia", acaba por precarizar e superexplorar os trabalhadores. É um bê-a-bá falacioso para beneficiar os grandes empresários em detrimento dos trabalhadores.
Além da precarização e da superexploração, o projeto vai na esteira da Reforma Trabalhista, apoiada e aprovada pelos membros do PSDB, partido de Cristiano Oliveira. É um pensamento contra os trabalhadores.
Veja o que propõe o represente de Fantin em seu projeto:
§ 1° - A abertura e fechamento dos estabelecimentos em Registro se dará das 08h às 20h em dias úteis e das 08h às 22h em sábados, domingos e feriados nacionais, estaduais e municipais".
Por sua vez, a principal categoria de trabalhadores contrária ao projeto do líder do governo de Fantin, o Sincomerciários De Registro, expõe seus argumentos em sua rede social:
"A advogada do Sincomerciarios, Dra. Fernanda Florencio reforçou a discussão, destacando, entre outros pontos, que esse não é o caminho para ampliar a geração de empregos, que os trabalhadores certamente serão prejudicados, que a ampliação da carga horária de trabalho gera sim desgastes para o trabalhador, ocasionando problemas até na questão da saúde".
Na mesma rede social do Sincomerciarios, há a seguinte postagem:
"A presidente do Sincomerciários, Rosemeire Novaes, recomendou ao vereador autor do projeto, Sr. Cristiano, que reconhecesse o clamor dos trabalhadores pelo arquivamento do projeto de lei de sua autoria que visa a ampliação do horário de funcionamento do comércio, inclusive aos sábados, domingos e feriados".
Em menos de dois anos, o vereador líder do governo Fantin foi do céu ao inferno: elogiado e aplaudido no discurso de posse em janeiro de 2016 e apontado como uma nova liderança, Cristiano Oliveira demonstra seu despreparo, intolerância com a opinião contrária e o ocasionismo de suas posições, a partir de uma postura arrogante de se apresentar como o único dono da verdade frente aos comerciários e aos demais vereadores.
Durante a apresentação do projeto de lei o vereador gastou mais tempo explicando aos presentes como funciona o processo legislativo ao invés de apresentar o conteúdo da lei.
A proposição do vereador tucano, líder do Prefeito Fantin, representa o pensamento dos seus líderes Samuel e Alckmin que propõe a precarização dos direitos dos trabalhadores.
Lembrando que o ex-governando Alckmin e agora candidato a Presidente da Republica apoiou Michel Temer e orientou os deputados tucanos, entre os quais Samuel Moreira a votarem a favor da reforma trabalhista.
O mais digno seria o vereador tucano propor o arquivamento do projeto como foi pedido por quase todos e todas presentes audiência pública.
![]() |
Fotos disponíveis no link |
![]() |
Fotos disponíveis no link |