Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

IDESC inicia Cursinho Gratuito para Concurso com mais de 135 inscritos. Professores querem oferecer “igualdade de oportunidades”



O Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira - IDESC - iniciou, nesta terça-feira (07/08/2018), as aulas do Cursinho Social Preparatório para o Concurso da Prefeitura de Registro, que teve, em três dias de inscrição, mais de 135 pessoas matriculadas. O projeto conta com a parceria da Comunidade Católica Nossa Senhora das Graças, que cedeu o seu espaço para sediar as aulas. 

A iniciativa partiu de professores que fazem parte do IDESC, que receberam esta demanda e avaliaram a necessidade de uma ação para garantir maiores possibilidades às pessoas com baixa renda nas provas do Concurso da Prefeitura de Registro. Um dos princípios em que se baseiam os organizadores e professores voluntários é o de “igualdade de oportunidades”, noção que permite observar o peso da desigualdade e como ela é determinante no acesso às oportunidades.

“Uma das integrantes do IDESC, a vereadora Sandra Kennedy, fez chegar aos membros do Instituto essa demanda muito concreta dos cidadãos registrenses. Rapidamente nos articulamos e apareceu a parceria com a Comunidade da Vila Nova, a partir da pessoa da Diellen, que fez a interlocução com o seu Eraldo e os demais membros. Em menos de 20 dias saímos do plano da idéias e entramos no campo da ação”, afirma o professor Jefferson Pecori.

Os mais de 135 inscritos estão divididos em 4 turmas, que comportam até 35 estudantes cada uma. Serão lecionadas as disciplinas de Matemática, Português, Atualidades e Informática. O grupo de professores organizou os inscritos a partir das exigências dos cargos em que se inscreveram. As aulas começaram nesta terça-feira (07/08) e irão até a sexta-feira (14/09), véspera do Concurso.

 “A força do cursinho vem da realidade que nele se reflete. Ter as aulas na Vila Nova é muito significativo, pois esta comunidade é vítima das grandes injustiças sociais e da violência que ocorre na cidade. É um passo certeiro na oportunização de direitos e na escolha de um lado, o lado da classe pobre e que quer ter acesso à oportunidade e salário dignos”, afirma a assistente social Ana Cláudia, uma das organizadoras do Cursinho. 
Além dela, participam os professores: Diellen Monique, Edilson de Oliveira, Giovanna Azevedo, Jefferson Pecori, Patrick Gustavo, Raul Calazans e Ronaldo Ribeiro.

O Cursinho funciona todos os dias, de segunda a sexta, na Rua Martin Luther King, 159, na Vila Nova, em Registro/SP. Não tem nenhum apoio da Prefeitura Municipal de Registro ou outro órgão público nem de qualquer entidade privada. É uma iniciativa inteiramente orgânica do IDESC e de professores convidados a participar.