O Mandato da Vereadora Sandra Kennedy Protocolou, na data de ontem (05/02/2019) MOÇÃO DE APELO CONTRA O FECHAMENTO DO CAMPUS UNESP REGISTRO-SP.
Confira o texto na íntegra:
MOÇÃO DE APELO CONTRA O FECHAMENTO DO CAMPUS DA UNESP EM REGISTRO/SP
Com a enunciada crise financeira imposta à Unesp (Universidade Estadual Paulista) pela gestão do governo Dória, foi divulgado plano de reestruturação administrativa e acadêmica.
O Senhor Governador visa, a partir de nebulosos argumentos de "rever a oferta de cursos com baixa procura e alto abandono e reduzir órgãos administrativos e acadêmicos" golpear uma das maiores universidades públicas deste país. Infelizmente é a triste sina da privatização que chega aos Campi universitários brasileiros.
É sabido que, a privatização de Dória, falseada de "redução de custos" e "revisão de ofertas de cursos" chegará, primeiramente, aos Campi experimentais, como é o caso do Campus Registro da Unesp. O Campus da Unesp Registro existe desde 2003 e oferece dois cursos de graduação, Agronomia e Engenharia de Pesca. Também há um Curso de Pós-Graduação em Ciência e Meio Ambiente.
Considerando funcionários, professores, estudantes e demais pessoas envolvidas com a Pesquisa, o Ensino e a Extensão Universitária, milhares serão atingidos. Inclusive, uma parcela relevante de nossa juventude, que não contará com o Curso Pré-Vestibular Gratuito oferecido pela Unesp.
A própria vinda do Campus Unesp em 2003 foi resultado do absurdo e injustificável veto proposto pelo então Governador de São Paulo, Mário Covas e confirmado pelo seu sucessor, Geraldo Alckmin, à criação da Universidade Pública do Vale do Ribeira. Agora, temos ameaçada a própria continuidade do Campus da Unesp em nossa cidade.
Em seus mais de 15 anos no Vale, a Unesp Campus Registro se inseriu em várias atividades da vida real dos produtores locais, dando concretude à extensão universitária e alimentando a necessária curiosidade acadêmica, que move a pesquisa universitária. Além da riqueza acadêmica, é inegável que a vida universitária trouxe uma nova dinâmica à cultura local, significando e ressignificando de maneira positiva o habitus registrense, sem mencionar, os benefícios econômicos da presença de jovens de outras partes do Brasil.
Além de garantir o não-fechamento da Unesp Campus Registro, é preciso garantir que haja as condições para que os cursos cumpram sua missão, para a qual, se exige recursos e valorização dos profissionais que ali constroem a história da Universidade. Não se pode abandonar o Campus! Não se pode abandonar os estudantes! Não se pode abandonar os professores e funcionários da Unesp!
Portanto, o tema é de relevante importância não apenas para toda a municipalidade, mas para estudantes de todo o Vale do Ribeira, de todo o Estado de São Paulo e não muito além, de todo o Brasil, razão pela qual, este mandato, empenhado em garantir o cumprimento dos plenos direitos e deveres da cidadania registrense, no qual o direito à educação superior pública, gratuita e de qualidade é uma de nossas missões subscreve esta MOÇÃO DE APELO CONTRA O FECHAMENTO DO CAMPUS DA UNESP EM REGISTRO/SP.
Vereadora Sandra Kennedy Viana