quarta-feira, 29 de agosto de 2018

SP 165, no Quilombo André Lopes, em Eldorado/SP, é fechada em protesto por melhorias na estrada

Foto da Página do Deputado Federal Nilto Tatto
Com informações da página oficial do Deputado Federal Nilto Tatto

Está ocorrendo, agora, protesto no Quilombo do André Lopes, em Eldorado, reivindicando melhorias na SP 165. 

Essa estrada é muito usada pelos produtores rurais. O protesto ocorre desde a manhã desta quarta-feira (29/08) e não tem hora pra terminar.

Há anos a população local vêm sendo enrolada pelo governo de São Paulo, que negligencia as comunidades e se recusa a implementar políticas apropriadas de educação e saúde, bem como de incentivo à agricultura familiar. 

Os manifestantes acusam ainda o governo estadual de abandonar a rodovia SP 165, dificultando o fluxo de pessoas e produtos. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Samuel Moreira tentou calar o Blog Registro na Luta, mas perdeu na justiça



SAMUEL MOREIRA TENTOU CENSURAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DO BLOG REGISTRO NA LUTA, MAS PERDEU NA JUSTIÇA

Numa clara demonstração de uma atitude autoritária Samuel Moreira que não aceita ou não sabe conviver com pensamento diferente e com crítica política de qualidade entrou com processo contra o Facebook com o objetivo de censurar a liberdade de expressão e de ideias do blog Lutas Populares em Registro SP.
No dia 17 de agosto de 2018, os responsáveis pelo blog Lutas Populares em Registro/SP e pela página https://www.facebook.com/registronaluta/, Registro SP online foram notificados pela justiça para apresentar sua defesa em virtude do processo aberto deputado tucana, no prazo de 48 horas. O que já foi realizado.




Entretanto, no dia 22 de agosto foi publicada a decisão do juiz sobre o caso julgando a representação do deputado tucanos como improcedente. Informação que pode ser verificada neste link:  Acesse aqui

O Juiz na sua sentença afirmou que:

As publicações do blog e da página são criticas políticas agudas

“Desse modo, considerando-se que as publicações citadas constituem meras críticas políticas, agudas mas não caracterizadoras de propaganda negativa, típicas do debate político, de rigor a improcedência da representação.”

As informações e noticias são de interesse e são verdadeiras

Frise-se que a liberdade de imprensa garante aos veículos de comunicação, no desempenho de sua atividade jornalística, noticiar e discutir os acontecimentos de interesse dos eleitores, desde que não façam afirmações caluniosas, difamatórias, injuriosas ou sabidamente inverídicas, o que não ocorreu no presente caso.

E ainda confirmou que Samuel é o padrinho político de Fantin
“Vale destacar que a mera reprodução de fotos do candidato ao lado do prefeito, em algumas das reportagens, não caracteriza ofensa à honra, justificando-se em razão de o candidato ser padrinho político do prefeito, ser importe figura política na cidade e ocupar, à época, o cargo de Chefe da Casa Civil do Governo do Estado.”
Alias não é a primeira vez. Samuel já tentou calar as opiniões públicas de Paulo Aby-azar por meio da representação 0600874-74.2018.6.26.0000 de 6 de julho de 2018 que ao final teve a seguinte decisão:
In casu, a postagem impugnada revela apenas uma crítica, carregada de ironia, de um eleitor que discorda da maneira como o pré-candidato a Deputado Federal, Samuel Moreira, se porta na vida pública, sobretudo em episódio relacionado à “máfia da merenda” que envolve outros personagens da vida pública igualmente retratados na página e não uma manifestação para não votar no pré-candidato.
Ademais, em atenção ao princípio da liberdade de expressão, as opiniões expressas, na postagem do representado, não se caracterizam como propaganda eleitoral negativa e sim livre manifestação de opinião política.
Assim, pelo exposto, julgo IMPROCEDENTE a representação.
São Paulo, 25 de julho de 2018.

Mesmo assim o Secretário da Casa Civil do Governo Alckmin, como o mesmo se qualifica mesmo depois de ter deixado o cargo em Abril de 2018 entrou com RECURSO NA REPRESENTAÇÃO (11541) - 0600874-74.2018.6.26.0000 - São Paulo - SÃO PAULO e que teve sua conclusão em 13 de agosto com votação unânime dos desembargadores negando o recurso.

Samuel e seu exercito de advogados perderam 3 vezes na justiça
Do mesmo modo, Samuel e um exército de advogados – (seria essa atitude uma clara demonstração de poder econômico e político para tentar intimidar?) - entraram com representação contra a página e o blog por meio do Processo nº 0600875-59.2018.6.26.0000, de 06/07/2018. Solicitando concessão da liminar “para a imediata suspensão e exclusão da página representada (www.facebook.com/registronaluta), bem como do blog supramencionado (registronaluta.blogspot.com) , no prazo de 24h, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00

Samuel perde a primeira vez – A Liminar Não Foi Concedida
A decisão do juiz Mauricio Fiorito - Juiz Auxiliar da Propaganda Eleitoral em 10 de julho de 2018 foi contrário a liminar.

Samuel perde pela segunda vez – os embargos foram rejeitados
Houve recurso por parte de Samuel e seus advogados, mas no dia 12 de julho, o mesmo juiz rejeitou os embargos de declaração.
Somente no dia 17 de agosto de 2018 tomamos conhecimento do processo movido pelo Deputado Federal do PSDB Samuel Moreira que alega “propaganda eleitoral negativa” com o prazo de dois dias para apresentar defesa o que já foi feito pelo advogado dos responsáveis pela pagina e pelo blog no domingo dia 19 de agosto, conforme o prazo estabelecido.
Aliás, no mesmo domingo dia 19 de agosto de 2018, o Ministério Público, através da Procuradoria Eleitoral Regional entrou com processo de cassação da candidatura a Deputado Estadual Samuel Moreira que foi condenado por impropriedade administrativa e enriquecimento ilícito, além de não apresentar toda a documentação necessária para sua candidatura.

Os Editores do blog Registro na Luta reafirmam o seu propósito
Os responsáveis pela página e pelo blog reafirmam o propósito do trabalho do blog Lutas Populares em Registro/SP que expõe e milita pelos temas de interesse popular da cidade de Registro/SP. Não há neutralidade na luta política, por isso assumimos nossa posição de buscar consolidar um espaço de diálogo amplo, público e transparente. Estamos na luta contra o monopólio da narrativa pela mídia tradicional e o faremos sempre.
1)    Todas as informações e publicações no blog são decorrentes de pesquisa e análise documental
2)    Todas as publicações do blog citam a fonte e a origem da informação
3)    O blog afirmar que não neutralidade na política, portanto assume posição.
4)    O blog não concorda e não admite ataques pessoais ou a honra e a moral das pessoas, mas considera importante destacar quais são os interesses que estão por trás das propostas.
Por último, destacamos. Vivemos tempos difíceis, de resistência, de luta pela prevalência da imparcialidade da justiça e dos valores democráticos. Como foi dito:

“Podem matar uma, duas, três rosas, mas não vão impedir a chegada da primavera”.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Falta de planejamento de Fantin (PSDB) impede distribuição de remédios nos postos dos bairros



O mandato de Sandra Kennedy, ao lado de outros vereadores de Registro vem tentando apoiar uma solução para mais um problema criado pela gestão de Gilson Fantin (PSDB): a centralização da dispensação de medicamentos no SUS em Registro.

A investigação constatou que em muitos bairros os medicamentos não são mais entregues nos "Postinhos", (Unidades da Estratégia Saúde da Família), levando a população a vir buscar a medicação somente nas UBS do Centro, Vila Nova ou Bloco B.

Para tratar do problema, Sandra Kennedy participou na terça-feira (21/08) de reunião com a Delegada do Conselho Federal de Farmácia (CRF), Seccional de Registro, Dra. Virgínia Schmidt Cheaitou, para tratar do tema. Nesta reunião participaram também, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson Messias, e a enfermeira Ezeiza Stockler, representante dos trabalhadores no mesmo Conselho.

A solução para a falta de uma estratégia do governo Fantin (PSDB) para garantir o cumprimento da legislação referente ao exercício da profissional de Farmacêutico na dispensação de medicamentos nas Unidades Saúde da Família ou para a falta planejamento para contratação de equipe de enfermagem não pode ser a penalização da população! 

Tem-se uma situação onde as equipes de enfermagem estão muito sobrecarregadas, já que não houve a reposição dos trabalhadores da saúde que era contratado pela APAMIR (demitidos por determinação do Ministério Publico). 

Segundo a investigação da vereadora, as equipes de enfermagem, além de sobrecarregadas, vêm fazendo a dispensação de medicamentos, desempenhando uma atribuição que não é dela na assistência farmacêutica. 

Segundo Sandra Kennedy, "Penso que não é possível nosso orçamento municipal comportar uma contratação de um farmacêuticos por Unidade de Saúde, mas tenho certeza que é possível fazer um PLANO DE AÇÃO que garanta a assistência farmacêutica de qualidade, sob a responsabilidade de farmacêuticos, e com dispensação em todas as unidades de saúde".

A vereadora solicitou à Delegada, documentos e uma nova reunião com a presença dos fiscais do CRF, do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara Municipal e dos profissionais de saúde da área de enfermagem e assistência farmacêutica. Destacou, ainda, o papel importante que o Conselho Municipal de Saúde vem desempenhando na condução deste problema, assim como a atuação firme e propositiva da equipe de enfermagem!

Com a decisão de centralizar em apenas 3 unidades de saúde o governo Fantin (PSDB) vem conseguindo criar ainda mais um problema para a população do SUS- que representa 85% da população de Registro - e fazendo com que o prometido (em 2012) "REMÉDIO EM CASA", um dos seus principais pontos do "Programa" de Governo, venha recebendo outro nome na vida real: "REMÉDIO BEM LONGE DE SUA CASA".

*Adaptado conforme informações do Blog da Vereadora Sandra Kennedy

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Fantin (PSDB) entrega menos leite para as crianças da rede municipal de educação


Prefeitura confirmou que nesta segunda-feira (20/08) as crianças receberam menos leite do que deveriam receber. 

A questão é: por que e como é possível que seja entregue menos leite para as crianças? 

Em tempos de perda de direitos sociais, promovidos pelo casamento político entre PMDB/PSDB, um outro fantasma assombrou muitas famílias de Registro, nesta semana: o medo de que a quantidade de leite entregue por criança, por semana, fosse reduzida.

A vereadora Sandra Kennedy (PT) esteve nesta tarde com a Secretária de Assistência Social da Prefeitura de Registro, senhora Ademilda Suyama, e membros da sua equipe, para tratar do tema que lhe fora trazido por muitas famílias nesta semana: a redução da quantidade de leite entregue às crianças, em alguns bairros, nesta segunda feira, pelo "Programa Viva Leite".

Na reunião, foi assegurado à vereadora Sandra Kennedy que:

•Será mantida a quantidade de leite por criança que era entregue anteriormente (8 litros por semana)

•O leite entregue a menos nesta segunda (20/8) será reposto no próximo mês.

•A entrega será feita em um único dia da semana, mas a quantidade será mantida.

A partir de agora, a entrega será feita por empresa contratada. A justificativa dada pela Prefeitura foi a de que nesta semana ocorreu um ajuste porque a entrega passará a ser feita por empresa terceirizada (e não mais pelos veículos e funcionários da prefeitura).

A vereadora Sandra Kennedy pediu cópia do contrato para analisar.

Seguiremos acompanhando!  

*Adaptado conforme informações do Blog da Vereadora Sandra Kennedy

domingo, 19 de agosto de 2018

Ministério Público pede a impugnação da candidatura de Samuel Moreira (PSDB)


Em 19/08/2018 16:34:59 foi juntado aos autos do processo de número 0602180-78.2018.6.26.0000 pelo Procurador Regional Eleitoral Substituto PEDRO BARBOSA PEREIRA NETO que propõe AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA de Samuel Moreira da Silva Júnior.





O procurador afirma que o candidato postulante “não reúne condições de candidatura, pois é inelegível e não atende a todos os requisitos de elegibilidade”. E ainda acrescenta que:

“Ele (Samuel Moreira da Silva Junior) foi condenado à suspensão dos direitos políticos, em decisão proferida por órgão judicial colegiado, em virtude de ato doloso de improbidade administrativa que importou lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.”

Este documento pode ser acessado na consulta pública do Processo Judicial Eletrônico - TRE-SP no link abaixo:


Da mesma forma a informação pode ser confirmada no TSE

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

IDESC inicia Cursinho Gratuito para Concurso com mais de 135 inscritos. Professores querem oferecer “igualdade de oportunidades”



O Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira - IDESC - iniciou, nesta terça-feira (07/08/2018), as aulas do Cursinho Social Preparatório para o Concurso da Prefeitura de Registro, que teve, em três dias de inscrição, mais de 135 pessoas matriculadas. O projeto conta com a parceria da Comunidade Católica Nossa Senhora das Graças, que cedeu o seu espaço para sediar as aulas. 

A iniciativa partiu de professores que fazem parte do IDESC, que receberam esta demanda e avaliaram a necessidade de uma ação para garantir maiores possibilidades às pessoas com baixa renda nas provas do Concurso da Prefeitura de Registro. Um dos princípios em que se baseiam os organizadores e professores voluntários é o de “igualdade de oportunidades”, noção que permite observar o peso da desigualdade e como ela é determinante no acesso às oportunidades.

“Uma das integrantes do IDESC, a vereadora Sandra Kennedy, fez chegar aos membros do Instituto essa demanda muito concreta dos cidadãos registrenses. Rapidamente nos articulamos e apareceu a parceria com a Comunidade da Vila Nova, a partir da pessoa da Diellen, que fez a interlocução com o seu Eraldo e os demais membros. Em menos de 20 dias saímos do plano da idéias e entramos no campo da ação”, afirma o professor Jefferson Pecori.

Os mais de 135 inscritos estão divididos em 4 turmas, que comportam até 35 estudantes cada uma. Serão lecionadas as disciplinas de Matemática, Português, Atualidades e Informática. O grupo de professores organizou os inscritos a partir das exigências dos cargos em que se inscreveram. As aulas começaram nesta terça-feira (07/08) e irão até a sexta-feira (14/09), véspera do Concurso.

 “A força do cursinho vem da realidade que nele se reflete. Ter as aulas na Vila Nova é muito significativo, pois esta comunidade é vítima das grandes injustiças sociais e da violência que ocorre na cidade. É um passo certeiro na oportunização de direitos e na escolha de um lado, o lado da classe pobre e que quer ter acesso à oportunidade e salário dignos”, afirma a assistente social Ana Cláudia, uma das organizadoras do Cursinho. 
Além dela, participam os professores: Diellen Monique, Edilson de Oliveira, Giovanna Azevedo, Jefferson Pecori, Patrick Gustavo, Raul Calazans e Ronaldo Ribeiro.

O Cursinho funciona todos os dias, de segunda a sexta, na Rua Martin Luther King, 159, na Vila Nova, em Registro/SP. Não tem nenhum apoio da Prefeitura Municipal de Registro ou outro órgão público nem de qualquer entidade privada. É uma iniciativa inteiramente orgânica do IDESC e de professores convidados a participar. 

Professor do Instituto Federal de Registro rebate declaração de Jair Bolsonaro

Com informações de Jornal Periscopio.


Na manhã do último sábado (04), momentos antes da aula “Memória Afrodescendente em Itu e Região”, no Museu Republicano de Itu/USP, os professores Claudete de Sousa Nogueira e André Santos Luigi comentaram ao Periscópio a respeito das declarações do candidato a Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) durante uma entrevista ao Programa Roda Viva, da TV Cultura, exibida no último dia 30 de julho.

Na oportunidade, Bolsonaro havia citado que os portugueses não chegaram a pisar na África, gerando uma série de críticas nas redes sociais. Diante disso, André Santos Luigi, professor do Instituto Federal de Registro, rebateu criticamente as declarações do presidenciável Bolsonaro.

Polícia Federal encontrou R$ 50 mil em dinheiro vivo, na casa de Fantin (PSDB), afirma advogado

Foto: Divulgação, Polícia Federal. Foto das malas e caixas de dinheiro encontradas em apartamento de Salvador BA 

O advogado e ex pré-candidato a Prefeito, Jorge Xavier, divulgou em sua Página do Facebook "Página "Jorge Xavier", que no dia da Operação Prato Feito, realizada pela Polícia Federal em Registro/SP com diligências na casa do Prefeito, do Chefe de Gabinete e da Secretária de Educação, foi encontrada e apreendida na casa de Gilson Fantin, a quantia de R$ 50 mil reais em dinheiro vivo. 

Segundo as informações publicadas por Jorge Xavier, trata-se de "muito dinheiro para alguém ter em casa, em espécie. Salvo se esse dinheiro não tiver origem lícita. É o que eu penso". Acesse o link e veja a publicação na íntegra. Abaixo segue o print da publicação: 


Gilson Fantin (PSDB) tem o dever moral, ético e legal de explicar para a população porquê o dinheiro vivo estava em sua casa e qual a sua verdadeira origem. 

Além da informação de Jorge Xavier sobre a apreensão de R$ 50 mil em dinheiro vivo, nossa blog "Registro na Luta", já apurou que, nessa mesma ação da Polícia Federal em sua casa, no dia 09 de maio de 2018, o Prefeito Fantin chegou a ser preso, conduzido ao 2º Distrito de Polícia e teve de pagar fiança para ser liberado em razão de porte ilegal de arma de fogo.  Durante a varredura na residência foram encontradas duas armas. Uma com porte e registro legalizados e outra que ele alegou ter ganhado de presente de um amigo. Esta última, sem registro, porque, segundo Fantin, era "antiga".

Fantin é investigado pela Justiça, pela Polícia e pela Câmara de Vereadores. Na Câmara  estão em andamento duas Comissões Especiais de Inquérito para averiguar, a partir das ações da PF, as irregularidades na merenda e no uniforme escolar. Várias novas evidências já foram adicionadas às investigações, principalmente, a respeito dos gastos exorbitantes com reparação de veículos da frota da prefeitura municipal. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Japa Lanches é fechado arbitrariamente por Fantin (PSDB). Empreendedora afirma que há perseguição política e racismo


Cris Costa e seu companheiro, conhecido como Japa, trabalham com seu carrinho de lanches, ao lado do atual PUB, em Registro, há mais 15 anos. Cris afirma que há 9 anos trabalha com toda a documentação necessária e as devidas licenças. Mas isso não impediu a Prefeitura de Gilson Fantin (PSDB) de, na última sexta feira (27/07), entregar-lhe uma notificação onde se mencionava o cumprimento imediato da obrigação de retirar o carrinho de lanche, todos os dias após o uso. 

Ainda segundo a notificação, caso ela não tirasse o carrinho, seria, primeiro, aplicada uma multa e, posteriormente, a Prefeitura iria retirar o carrinho. No mesmo momento em que recebeu a notificação, Cris Costa foi na Prefeitura solicitar esclarecimentos com a fiscalização e com o Prefeito Gilson Fantin, mas o mesmo não estava, com a justificativa de que viajara. 

"Fiquei indignada, queria saber o porquê, depois de 9 anos, de eles quererem tirar o carrinho, fonte de meu trabalho. Mas, respeitando o que me pediram, conversei com a fiscalização e confirmei que eu arrumaria um local próximo para deixar o carrinho quando terminasse de trabalhar, mas que para isso eles precisavam me dar um prazo", afirma a empreendedora.

A fiscalização da Prefeitura prometeu a Cris aguardar que a empreendedora encontrasse um lugar para deixar o carrinho. No entanto, "para minha surpresa, hoje soube que arrancaram meu carrinho do local e ainda quebraram-no o vidro", afirma. 

Segundo Cris Costa, seu carrinho de lanches foi retirado, inclusive, quebrando-no um vidro e, ainda por cima, ao contrário do que a Prefeitura havia solicitado, não houve notificação de multa, portanto, configurando Ato Público que pode haver desrespeitado o princípio da legalidade, razão pela qual a proprietária fez um Boletim de Ocorrência. 

A trabalhadora autônoma acredita que tudo isso tem direta relação com a luta que ela travou pela entrega das casas do Agrocha 3. Cris Costa foi importante liderança na luta contra o atraso na entrega das casas do Agrochá 2 e 3 ao lado da vereadora Sandra Kennedy e segue denunciando a falta de estrutura do Bairro Agrochá 2 e 3,  ainda sem creche posto de saúde, e os problemas construtivos das casas. 

Cris afirma que, "me sinto perseguida por essa elite suja. O que mais me incomoda é saber que existem outros ambulantes que também trabalham com carrinho e também o deixam no local. Mas, como eles próprio falaram, 'é só com o meu que houve ordem do prefeito para retirar'". Essa ação demonstra mais um caso de perseguição política, o que tem sido marca do governo de Gilson Fantin (PSDB)

Para Cris, o seu trabalho, o "Japa Lanches", é a forma pela qual ela sustenta seus filhos e mantém sua vida em dia, com dignidade. A ação da Prefeitura de Fantin atenta contra a fonte de renda de Cris, o seu digno trabalho e, portanto, contra a dignidade da pessoa humana.

Nessa sexta-feira (03/08), Cris irá ao Gabinete do Prefeito Gilson Fantin manifestar sua indignação. Além da perseguição política, Cris Costa traz uma importante reflexão sobre o racismo na sociedade registrense: "Aí eu me pergunto: será que o carrinho atrapalha mesmo ou é a cor da minha pele que a elite não aceita?"