O mandato de Sandra Kennedy, ao lado de outros vereadores de Registro vem tentando apoiar uma solução para mais um problema criado pela gestão de Gilson Fantin (PSDB): a centralização da dispensação de medicamentos no SUS em Registro.
A investigação constatou que em muitos bairros os medicamentos não são mais entregues nos "Postinhos", (Unidades da Estratégia Saúde da Família), levando a população a vir buscar a medicação somente nas UBS do Centro, Vila Nova ou Bloco B.
Para tratar do problema, Sandra Kennedy participou na terça-feira (21/08) de reunião com a Delegada do Conselho Federal de Farmácia (CRF), Seccional de Registro, Dra. Virgínia Schmidt Cheaitou, para tratar do tema. Nesta reunião participaram também, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson Messias, e a enfermeira Ezeiza Stockler, representante dos trabalhadores no mesmo Conselho.
A solução para a falta de uma estratégia do governo Fantin (PSDB) para garantir o cumprimento da legislação referente ao exercício da profissional de Farmacêutico na dispensação de medicamentos nas Unidades Saúde da Família ou para a falta planejamento para contratação de equipe de enfermagem não pode ser a penalização da população!
Tem-se uma situação onde as equipes de enfermagem estão muito sobrecarregadas, já que não houve a reposição dos trabalhadores da saúde que era contratado pela APAMIR (demitidos por determinação do Ministério Publico).
Segundo a investigação da vereadora, as equipes de enfermagem, além de sobrecarregadas, vêm fazendo a dispensação de medicamentos, desempenhando uma atribuição que não é dela na assistência farmacêutica.
Segundo Sandra Kennedy, "Penso que não é possível nosso orçamento municipal comportar uma contratação de um farmacêuticos por Unidade de Saúde, mas tenho certeza que é possível fazer um PLANO DE AÇÃO que garanta a assistência farmacêutica de qualidade, sob a responsabilidade de farmacêuticos, e com dispensação em todas as unidades de saúde".
A vereadora solicitou à Delegada, documentos e uma nova reunião com a presença dos fiscais do CRF, do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara Municipal e dos profissionais de saúde da área de enfermagem e assistência farmacêutica. Destacou, ainda, o papel importante que o Conselho Municipal de Saúde vem desempenhando na condução deste problema, assim como a atuação firme e propositiva da equipe de enfermagem!
Com a decisão de centralizar em apenas 3 unidades de saúde o governo Fantin (PSDB) vem conseguindo criar ainda mais um problema para a população do SUS- que representa 85% da população de Registro - e fazendo com que o prometido (em 2012) "REMÉDIO EM CASA", um dos seus principais pontos do "Programa" de Governo, venha recebendo outro nome na vida real: "REMÉDIO BEM LONGE DE SUA CASA".
*Adaptado conforme informações do Blog da Vereadora Sandra Kennedy
*Adaptado conforme informações do Blog da Vereadora Sandra Kennedy