segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Samuel Moreira tentou calar o Blog Registro na Luta, mas perdeu na justiça



SAMUEL MOREIRA TENTOU CENSURAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DO BLOG REGISTRO NA LUTA, MAS PERDEU NA JUSTIÇA

Numa clara demonstração de uma atitude autoritária Samuel Moreira que não aceita ou não sabe conviver com pensamento diferente e com crítica política de qualidade entrou com processo contra o Facebook com o objetivo de censurar a liberdade de expressão e de ideias do blog Lutas Populares em Registro SP.
No dia 17 de agosto de 2018, os responsáveis pelo blog Lutas Populares em Registro/SP e pela página https://www.facebook.com/registronaluta/, Registro SP online foram notificados pela justiça para apresentar sua defesa em virtude do processo aberto deputado tucana, no prazo de 48 horas. O que já foi realizado.




Entretanto, no dia 22 de agosto foi publicada a decisão do juiz sobre o caso julgando a representação do deputado tucanos como improcedente. Informação que pode ser verificada neste link:  Acesse aqui

O Juiz na sua sentença afirmou que:

As publicações do blog e da página são criticas políticas agudas

“Desse modo, considerando-se que as publicações citadas constituem meras críticas políticas, agudas mas não caracterizadoras de propaganda negativa, típicas do debate político, de rigor a improcedência da representação.”

As informações e noticias são de interesse e são verdadeiras

Frise-se que a liberdade de imprensa garante aos veículos de comunicação, no desempenho de sua atividade jornalística, noticiar e discutir os acontecimentos de interesse dos eleitores, desde que não façam afirmações caluniosas, difamatórias, injuriosas ou sabidamente inverídicas, o que não ocorreu no presente caso.

E ainda confirmou que Samuel é o padrinho político de Fantin
“Vale destacar que a mera reprodução de fotos do candidato ao lado do prefeito, em algumas das reportagens, não caracteriza ofensa à honra, justificando-se em razão de o candidato ser padrinho político do prefeito, ser importe figura política na cidade e ocupar, à época, o cargo de Chefe da Casa Civil do Governo do Estado.”
Alias não é a primeira vez. Samuel já tentou calar as opiniões públicas de Paulo Aby-azar por meio da representação 0600874-74.2018.6.26.0000 de 6 de julho de 2018 que ao final teve a seguinte decisão:
In casu, a postagem impugnada revela apenas uma crítica, carregada de ironia, de um eleitor que discorda da maneira como o pré-candidato a Deputado Federal, Samuel Moreira, se porta na vida pública, sobretudo em episódio relacionado à “máfia da merenda” que envolve outros personagens da vida pública igualmente retratados na página e não uma manifestação para não votar no pré-candidato.
Ademais, em atenção ao princípio da liberdade de expressão, as opiniões expressas, na postagem do representado, não se caracterizam como propaganda eleitoral negativa e sim livre manifestação de opinião política.
Assim, pelo exposto, julgo IMPROCEDENTE a representação.
São Paulo, 25 de julho de 2018.

Mesmo assim o Secretário da Casa Civil do Governo Alckmin, como o mesmo se qualifica mesmo depois de ter deixado o cargo em Abril de 2018 entrou com RECURSO NA REPRESENTAÇÃO (11541) - 0600874-74.2018.6.26.0000 - São Paulo - SÃO PAULO e que teve sua conclusão em 13 de agosto com votação unânime dos desembargadores negando o recurso.

Samuel e seu exercito de advogados perderam 3 vezes na justiça
Do mesmo modo, Samuel e um exército de advogados – (seria essa atitude uma clara demonstração de poder econômico e político para tentar intimidar?) - entraram com representação contra a página e o blog por meio do Processo nº 0600875-59.2018.6.26.0000, de 06/07/2018. Solicitando concessão da liminar “para a imediata suspensão e exclusão da página representada (www.facebook.com/registronaluta), bem como do blog supramencionado (registronaluta.blogspot.com) , no prazo de 24h, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00

Samuel perde a primeira vez – A Liminar Não Foi Concedida
A decisão do juiz Mauricio Fiorito - Juiz Auxiliar da Propaganda Eleitoral em 10 de julho de 2018 foi contrário a liminar.

Samuel perde pela segunda vez – os embargos foram rejeitados
Houve recurso por parte de Samuel e seus advogados, mas no dia 12 de julho, o mesmo juiz rejeitou os embargos de declaração.
Somente no dia 17 de agosto de 2018 tomamos conhecimento do processo movido pelo Deputado Federal do PSDB Samuel Moreira que alega “propaganda eleitoral negativa” com o prazo de dois dias para apresentar defesa o que já foi feito pelo advogado dos responsáveis pela pagina e pelo blog no domingo dia 19 de agosto, conforme o prazo estabelecido.
Aliás, no mesmo domingo dia 19 de agosto de 2018, o Ministério Público, através da Procuradoria Eleitoral Regional entrou com processo de cassação da candidatura a Deputado Estadual Samuel Moreira que foi condenado por impropriedade administrativa e enriquecimento ilícito, além de não apresentar toda a documentação necessária para sua candidatura.

Os Editores do blog Registro na Luta reafirmam o seu propósito
Os responsáveis pela página e pelo blog reafirmam o propósito do trabalho do blog Lutas Populares em Registro/SP que expõe e milita pelos temas de interesse popular da cidade de Registro/SP. Não há neutralidade na luta política, por isso assumimos nossa posição de buscar consolidar um espaço de diálogo amplo, público e transparente. Estamos na luta contra o monopólio da narrativa pela mídia tradicional e o faremos sempre.
1)    Todas as informações e publicações no blog são decorrentes de pesquisa e análise documental
2)    Todas as publicações do blog citam a fonte e a origem da informação
3)    O blog afirmar que não neutralidade na política, portanto assume posição.
4)    O blog não concorda e não admite ataques pessoais ou a honra e a moral das pessoas, mas considera importante destacar quais são os interesses que estão por trás das propostas.
Por último, destacamos. Vivemos tempos difíceis, de resistência, de luta pela prevalência da imparcialidade da justiça e dos valores democráticos. Como foi dito:

“Podem matar uma, duas, três rosas, mas não vão impedir a chegada da primavera”.