quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Fezes de morcego e baratas mortas na caixa de água do Posto de Saúde do Agrochá

Foto ilustrativa.
Na última reunião do Conselho Gestor Local do ESF Agrochá, que ocorreu na quinta-feira (10/01), os conselheiros revelaram que foram encontradas fezes de morcego e baratas mortes na caixa de água do Posto de Saúde. Até aonde as informações apresentadas confirmam, a Prefeitura de Registro não tem Cronograma de Manutenção Preventiva das caixa d'água dos Postos de Saúde. 

Segundo um dos conselheiros presentes na reunião, os usuários e funcionários haviam sentido que o odor da água estava alterado, mas acreditavam que isso fosse em razão do forte calor e de uma possível deformação do plástico da caixa de água. No entanto, quando um funcionário da Prefeitura foi chamado para observar o problema, encontrou fezes de morcego e baratas mortas na água que abastecesse funcionários e usuários do ESF Agrochá. 

Informações fornecidas por membros participantes da reunião dão conta que, no dia do ocorrido, pelo menos 9 grávidas passaram pelo ESF e, provavelmente, tenham bebido a água que continha fezes de morcego e baratas mortas, o que torna o caso ainda mais grave. 

As fezes de Morcego podem transmitir a Histoplasmose, que é uma infecção causada por um fungo que é encontrado frequentemente em fezes de pássaros e de morcegos. Os pulmões, sistema gastrointestinal e nervoso central podem ser afetados pela histoplasmose.