terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Sem salário e sem 13º: trabalhadores da limpeza das ruas estão sem receber em Registro/SP




Trabalhadores dos serviços responsáveis pela limpeza urbana, contratados pela Empresa SCO – Serviços de Construção e Conservação, estão com o pagamento do salário e da primeira parcela do 13º em atraso. Segundo os trabalhadores, eles estão sem receber e a empresa não sinalizou quando regularizará os salários.

Atualmente são cerca de 20 funcionários contratados pela empresa SCO para realização dos serviços de limpeza urbana. A Empresa é contratada pela Prefeitura de Registro, por meio de processo licitatório, e recebe a contrapartida financeira pela realização dos serviços de limpeza urbana.

A fim de solucionar o problema, os trabalhadores já iniciaram tratativas com órgãos, como o Ministério do Trabalho, responsável pela fiscalização do trabalho e com vereadores, cujo papel legislativo é responsável pela fiscalização do contrato. A empresa havia assegurado que faria o pagamento até esta sexta-feira (6/12). Como após a data o pagamento não foi realizado, os trabalhadores estudam saídas para garantir o pagamento de seus salários, inclusive a sinalização de greve.

Em consulta ao contrato de prestação de serviço nº 064/2019, firmado entre a Prefeitura de Registro e a Empresa SCO – Serviços de Construção e Conservação, observa-se na cláusula 10.3, parágrafo “n”, a seguinte obrigação: “A contratada deverá efetuar os pagamentos a seus colaboradores, acordo com o sindicato da categoria”.