quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Nilton Hirota (PSDB) é derrotado e direito das pessoas com deficiência continua garantido




Nesta segunda-feira (04/12) a Câmara Municipal de Registro votou o veto do Prefeito Nilton Hirota para a gratuidade no transporte coletivo para as pessoas com deficiência. Por unanimidade, a Câmara derrubou o veto do Prefeito de Registro.

O projeto de lei que garante o passe livre para as pessoas com deficiência havia sido aprovado na Câmara em outubro de 2019, após proposição da Vereadora Sandra Kennedy, apresentada em junho de 2019. No entanto, após a aprovação, a Lei seguiu para sanção do Prefeito Nilton Hirota, que decidiu vetá-la, integralmente.

Quando ocorre veto por parte do Prefeito, o projeto regressa à Câmara Municipal, que vota a aceitação ou negação do veto do poder executivo. Na penúltima sessão legislativa do ano de 2019, o veto foi votado e, por unanimidade, os vereadores votaram por derrubar o veto do Prefeito Nilton Hirota.

Segundo a Vereadora Sandra Kennedy, autora do Projeto de Lei, “É uma vitória gigantesca para as pessoas com deficiência. A própria unanimidade reflete o absurdo que foi esse veto do Prefeito de Registro. Agora as pessoas com deficiência têm a sua disposição uma das melhores leis sobre a gratuidade no transporte coletivo de todo o país”.  

Agora a Câmara promulgará a lei, que entrará em vigor. No entanto, ainda há a possibilidade do Prefeito entrar com ação de inconstitucionalidade.