quarta-feira, 11 de abril de 2018

Prefeito de Registro entrega casas com muitos defeitos no Agrochá 3: moradores reclamam de incompetência e desprezo


Nesta terça-feira (10/04/2018) pela manhã, no Ginásio Mário Covas, ocorreu a entrega das chaves das casas do Conjunto Habitacional Agrochá 3, do programa Minha Casa Minha Vida.  Moradores relataram, logo após a entrada nas casas, problemas de infraestrutura e falta de condições de habitabilidade. 

No dia de ontem, o prefeito tucano de Registro compareceu ao local da entrega das chaves - Ginásio Mário Covas -, cumpriu rapidamente o protocolo e se foi. Sem antes, é claro, falar do seu "esforço", "culpar os outros" e gravar um vídeo para as redes sociais.

Sabe-se que a entrega das casas somente foi possível graças a luta e a mobilização dos moradores, que com muita coragem exigiram os seus direitos com denuncias nos meios de comunicação e manifestações na frente da Prefeitura. Ao que tudo indica, parece que a fórmula funcionou e a pressão dos beneficiários das moradias fez Fantin se mexer.

Mas, infelizmente, os moradores ainda vão ter que esperar um pouco mais para comemorar, pois a incompetência da gestão Fantin deixou com que as casas fossem entregues sem acabamento.  Muitos moradores entraram em contato conosco e enviaram fotos - que seguirão abaixo - mostrando o estado em que as casas foram encontradas.

Como sempre, Fantin encontra uma desculpa qualquer e coloca a culpa nos outros. Em geral coloca a culpa na oposição, outras vezes no próprio povo que não “entende”  a crise e agora, outra hora, a culpa é da empresa construtora e do banco. Ou seja, de qualquer um. Menos dele mesmo.

Inaugurado nesta terça-feira (10/04/2018), em Registro (SP), o Conjunto Habitacional Agrochá 3 tem proporcionado aos novos moradores muitos transtornos. Isso porque, uma grande quantidade dos imóveis entregues apresenta problemas como:

janelas quebradas, pias no chão, tanques sem torneiras, casas sem azulejo fixado, casas com pisos soltando, portas sem maçanetas, portas sem fechaduras, entre outros problemas relatados.

Este descaso com o direito dos contemplados mantém a rotina de exemplos do caos que tem sido a gestão de Gilson Fantin (PSDB): como pode o Prefeito entregar as casas sem estarem realmente prontas?

E é claro, o senhor Fantin já está nas redes sociais dizendo que não é sua culpa, culpando a Caixa. No entanto, averiguamos que essa não é a verdade. 

O Prefeito do PSDB de Registro não compreendeu ainda, depois de anos no governo, que é sim sua responsabilidade acompanhar, fiscalizar e representar os interesses dos moradores da cidade. E não somente de um punhado de amigos da elite rentista e patrimonialista com os seus interesses imobiliários e particulares.


É responsabilidade do Prefeito fiscalizar as obras pelas quais a Prefeitura é responsável pelo acompanhamento. 
Portanto, Fantin sim é responsável pelo estado em que as casas foram encontradas.


Fantin, mais uma vez, demonstrou o complemento desrespeito de sua gestão com os temas da vida da população: ele entregou as casas de qualquer jeito. Esse não é qualquer mal-entendido, é um grave erro de gestão. 

É um descompromisso total com o direito à moradia. Foram mais de 6 anos que o senhor Gilson Fantin teve para terminar as obras e, depois de todo esse tempo, entrega as casas com problemas de construção? É inadmissível.

Por outro lado, outros moradores também enviaram mensagens de agradecimento ao blog Registro na luta que sempre se posicionou ao lado dos moradores e ajudou  divulgar a luta do Agrochá 3. Todos e todas recebam os nossos parabéns.

Confira as fotos que comprovam os defeitos de construção: