quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Aliado de Samuel Moreira (PSDB) é acusado na Máfia da Merenda por crimes lavagem de dinheiro e corrupção



Fernando Capez (PSDB), um dos principais aliados políticos de Samuel Moreira (PSDB) foi denunciado pelo Ministério Público no caso da 'Máfia das Merendas'. 

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Gianpaolo Smanio, apresentou nesta segunda (15/01) denúncia contra o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso conhecido como "máfia da merenda". 

O dinheiro desviado do Estado - R$ 1,11 milhão, o equivalente a 10% dos contratos - pagou despesas da campanha de 2014 do tucano, inclusive dívidas que ficaram pendentes até 2015, segundo a acusação. 

O procurador-geral também pediu a suspensão imediata o mandato de Capez e de suas funções como procurador de Justiça. 

"Não bastasse o risco à ordem pública, gerado pelas condutas do denunciado Fernando Capez, não se pode olvidar que os poderes inerentes os cargos ocupados podem ser indevidamente utilizados por ele para constranger testemunhas e conturbar a colheita de provas", escreveu. 

Conforme a acusação, uma das principais provas contra Capez é a identificação por meio da quebra de sigilo telefônico, de uma ligação dele para o então chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, Fernando Padula, o que confirmaria o relato do delator. 

Ainda pela denúncia, Padula, então chefe de gabinete da Educação, e uma diretora da secretaria, Dione Di Pietro, cederam à pressão de Capez e abriram uma nova chamada pública no final de 2014 para contratar a Coaf. Ambos são acusados de corrupção passiva, por terem feito vistas grossas às irregularidades.