sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Após 15 dias, Prefeitura do PSDB de Registro confessa que "não sabia que havia alagamento no Agrochá 2"



No dia 10/01/2018, os futuros moradores, contemplados no Minha Casa Minha Vida no Agrochá 3, exigiram e conseguiram participar de reunião entre Prefeitura, Sabesp, Elektro, Jorcal e Caixa,  os moradores de participar. 
Também participou da reunião a assessoria da vereadora Sandra Kennedy. 

Na reunião, os moradores relataram o desrespeito e incompetência da Prefeitura do PSDB de Registro em ter assumido compromissos com as datas para entrega das casas e não tê-los cumprido. 

Segundo os moradores, o incumprimento da data de entrega faz com que muitos moradores sofressem com o pagamento de aluguel, valor que esperavam já não pagar a partir de dezembro e que vem pesando muito no orçamento das famílias; do mesmo modo, os moradores afirmavam que a urgência é tamanha de ter acesso às suas casas, que aceitam a entrega sem o término das infraestruturas (posto de saúde, creche, etc). 

Outro aspecto evidenciado na reunião pelos moradores foi o descaso e o descompromisso do Prefeito Tucano com a entrega das casas. O detalhe que revela isso, é que o enviado de Fantin para reunião não foi alguém do Setor de Habitação - como se esperava -  mas sim o Chefe de Gabinete, que não tem capacidade técnica de entender as questões envolvidas. 


Está muito claro que se objetiva blindar a incompetência de Fantin e retaliar os futuros moradores por terem denunciado a situação aos veículos de imprensa da região. 

Segundo informações dos presentes na reunião, tudo indica que a prefeitura de Fantin não tem interesse em resolver o problema da entrega das casas, tanto que não cumpriu sua função de fiscalização durante a realização das obras para o cumprimento dos prazos. 


No entanto, o fato mais importante da reunião, ocorreu quando as moradores relataram a preocupação com o alagamento que ocorreu no recém entregue Conjunto Habitacional Agrochá 2. 

Questionaram como é possível, com apenas 2 meses morando em suas casas, que os moradores enfrentem um problema tão grave como alagamento de suas casas e que, dada a proximidade entre o Agrocha 2 e 3, essa era uma situação que preocupava os futuros moradores.


No entanto, o enviado de Fantin, o Chefe de Gabinete Luciano Miyashita, afirmou "que ele e Fantin não sabiam que alagava no Agrochá 2 e que não tinham nenhuma informação disso". 


Nossa equipe procurou saber:
Como é possível que a Prefeitura do PSDB de Registro desconheça o alagamento do Agrochá 2? 



Certamento não é apenas, conforme relatado, pela incompetência e falta de respeito com as funções públicas que deveriam desempenhar, mas não o fazem. 
Tampouco não apenas pelo fato de que moram em bairros de classe média alta e não frequentam nem sabem dos problemas dos bairros populares em Registro


Mas, principalmente, por um grave problema que o munícipes de Registro vem relatando a meses: a desordem administrativa da Prefeitura, revela pela falta de organização, planejamento e coordenação: Gilson Fantin, sob pressão, está perdido. 

Pela Lei Orgânica do Município, a Prefeitura é a responsável direta pela Defesa Civil, o que significa, então, que deve haver um comunicação frequente do Prefeito e seu Chefe de Gabinete com os responsáveis pela Defesa Civil. No entanto, 


esse episódio revela, não apenas o descaso e o descompromisso com as causas da moradia digna, mas a incompetência e as graves falhas administrativas da Prefeitura do PSDB de Registro. 

É dever do Prefeito saber, a partir de suas secretarias, o que acontece na cidade. A afirmação do Chefe de Gabinete Luciano Miyashita demonstra a irresponsabilidade total de Gilson Fantin ao dizer que não sabia que alagava no Agrochá 2. 


Nossa equipe confirmou os problemas administrativos, no que concebe a comunicação na Prefeitura de Registro:
Segundo reportagem divulgada num portal local - veja neste link - já em 29/12/2017, foram exibidas as fotos dos alagamentos. Ainda, na notícia se afirma, sobre o Agrochá 2,  que, 
"a Defesa Civil ainda não informou o número de casas afetadas, mas uma equipe já esteve no local juntamente com funcionários da prefeitura".

Em outras palavras, a Defesa Civil já sabia a quase 15 dias e o Prefeito e seu Chefe de Gabinete não: o que é isso se não uma grave demonstração de irresponsabilidade administrativa?
Todos os indícios apontam para o fato que a Gestão de Fantin perdeu o controle sobre a Prefeitura. 

Isso demonstra a irresponsabilidade administrativa e o descumprimento dos compromissos assumidos por Fantin com a vida dos moradores da cidade. Conforme verificamos, a Gestão do PSDB em Registro não se compromete nem com se informar sobre o que suas secretarias fazem na cidade. 

Os moradores, após a afirmação descabida do enviado de Fantin, solicitaram o contato do Superintendente da Caixa, para enviar as fotos que comprovam o alagamento e fazer o trabalho que deveria ser da péssima administração de Gilson Fantin. 


É cada vez mais claro a incapacidade política e administrativa dessa gestão. Estamos investigando tudo!