quarta-feira, 4 de julho de 2018

Samuel Moreira defende lei que aumentará Preço dos Combustíveis e do Gás


Samuel Moreira (PSDB) já tinha feito duras críticas aos caminhoneiros em greve (relembre, clique aqui). Pois agora, como se já não bastasse o PSDB ter apoiado a política de aumento preços de Temer, Samuel Moreira propõs vender mais petróleo para empresas multinacionais, o que levará ao aumento do preço dos combustíveis. 

No dia 19/06/2018, na discussão do Projeto de Lei nº 8.939, a respeito da permissão à empresa Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS para privatizar áreas contratadas no regime de cessão onerosa, Samuel Moreira afirmou "Nós estamos dando à empresa autorização para que faça concessão de até 70% do [petróleo] que tem". Samuel Moreira ou não entende nada sobre a matéria de recursos petrolíferos ou está completamente submetido aos interesses das empresas estrangeiras, que querem roubar nosso petrólleo. 

A consequência, que Samuel Moreira omite em seu discurso, é que se privatizar o petróleo brasileiro, a volatilidade de preços vai aumentar, pois a lógica de preços do agente privado não calcula o que é melhor para o país, mas o que é melhor para eles mesmo. Além do mais, Temer e o PSDB estão vendendo nossos poços do pré-sal em um momento em que o petróleo está valorizando, ou seja, estamos entregando riquezas para o interesse estrangeiro, na hora em que poderíamos estar acumulando recursos para melhorar o país. 

Portanto, um dos principais impactos da privatização para a população é o aumento do preço dos combustíveis, que por sua vez, provoca um efeito cascata em sucessivos aumentos dos preços do gás e da gasolina, disparados de acordo com as novas políticas de preços da Petrobras, impactando diretamente na economia doméstica, especialmente em um momento de crescimento do desemprego e do subemprego. Uma das consequências das privatizações já realizadas é que milhões de brasileiros estão sendo obrigados a usarem lenha e carvão para cozinhar.

Está muito claro, então, que o Deputado Federal do PSDB, Samuel Moreira, omite o fato de que a entrega de poços, plataformas e gasodutos para multinacionais abaixo do preço do mercado e, já provoca e aumentará as seguintes consequências nefastas:

1) diminuição da capacidade de o governo brasileiro ter controle sobre seus preços;

2) com a produção de gasolina, diesel e gás de cozinha nas mãos de empresas estrangeiras, o preço desses produtos pode ser reajustado conforme interesses internacionais;

3) geração de empregos e tecnologia nacional; até o momento, a política de privatização de Temer e do PSDB já provocou a demissão de 3 milhões de trabalhadores nas indústrias da cadeia do petróleo e; 

4) sequestro do dinheiro do Pré-Sal para o desenvolvimento da Educação e Saúde. 

Samuel Moreira ignora que a maioria da população defende controle de valores de combustíveis mesmo que cause prejuízo à estatal, como comprovou a pesquisa Datafolha realizada após a greve dos caminhoneiros, na qual se observou que 68% da população se opõe à atual política de preços da Petrobras, que reajusta os valores conforme as variações dos combustíveis no mercado externo. 

É preciso impedir que Samuel Moreira siga Deputado nessas eleições. Fazer isso, é reverter essa lógica privatista, tanto na política de preços quanto na venda: quanto menos deputados do PSDB forem eleitos, mas os preços dos combustíveis poderão cair.