quinta-feira, 18 de maio de 2017

Prefeito de Registro, Gilson Fantin (PSDB) mentiu sobre viagem a Alemanha: não se tratou de Prêmio recebido, mas sim de convite para atividade partidária do PSDB


Nesta segunda-feira, 15/05/2017, foi apresentado, na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Registro, um estudo detalhado que mostra que a viagem do Prefeito Gilson Fantin (PSDB) a Alemanha não foi um Prêmio, conforme anunciado pelo chefe do executivo, mas sim um presente pessoal do PSDB, via Fundação Konrad Adnauer.

Na ocasião da Sessão, o Professor de Relações Internacionais Jefferson Pecori Viana, apresentou um estudo detalhado sobre o "Prêmio" anunciado pelo Prefeito na sessão da Câmara do dia 06/02/2017. O internacionalista, que dentre os temas de estudo, tem a Paradiplomacia, comentou que muito se orgulhou da notícia no dia do seu anúncio, razão pela qual foi buscar informações sobre o Prêmio.

No entanto, ao buscar mais informações, Jefferson ficou surpreso pelo falta de informações e transparência sobre o tal prêmio, "Não encontrei nenhuma informação sobre o processo de seleção da Fundação Konrad Adenauer, nem sobre o anúncio do resultado", afirmou o professor. 

Além disso, Gilson Fantin (PSDB) havia dito que o Prêmio era resultado de uma Parceria entre a Prefeitura Municipal, a Fundação Konrad Adenauer e o Itaú Social, no entanto, não há nada disponível sobre o Termo desta parceria nem sobre as atividades realizadas. 

Do mesmo, o prefeito afirmou que a Fundação Konrad Adenauer estava premiando a cidade de Registro por um Estudo referente a viabilização e fomento do Turismo na região do Vale do Ribeira, dentro de uma câmara temática sobre o tema. 

"Eu fiquei muito surpreso ao não encontrar nenhuma das informações mencionadas pelo Prefeito, o que muito se choca com um dos principais princípios do seu partido, que é o 'mérito', a meritocracia. A 'seleção', se é que pode ser chamada assim, é enviesada, não apresenta os critérios e não disponibiliza nenhuma transparência de informação", afirmou Jefferson. 

Para o Professor de Relações Internacionais o mais grave é que essa Instituição "premia" especialmente prefeitos dos partidos PSDB e do DEM, além de ser realizadora de eventos do PSDB Mulheres, Juventude do DEM , Juventude do PSDB entre outros encontros, caracterizando o caráter partidário da organização, como se pode obse

Exemplo de um dos vários eventos que a Fundação Konrad Adenaur patrocina o PSDB. 
Segundo Jefferson, "a Fundação Konrad Adenauer é praticamente uma Instituição para aprimorar a formação ideológica de membros do PSDB e DEM. Em teoria, não há nenhum problema nisso. Na prática, há um grande problema, quando o prefeito vende como prêmio o que na verdade é um presente de uma instituição de seu partido, o PSDB, é como vender gato por lebre". 

O mais grave, segundo o estudo apresentado pelo Professor, é que o Prefeito anunciou à Câmara dos Vereadores a viagem como se fosse um "Prêmio", quando na verdade é mais bem um "Presente", com claras intenções de promoção partidária e pessoal de Gilson Fantin (PSDB). 

"Nesse caso, dois problemas são claros: o primeiro, como não se tratou de um "prêmio", mas sim de uma verdadeira "formação partidária", o Prefeito deve restituir os cofres públicos os dias em que 'abandonou' a Prefeitura para participar desse evento partidário; segundo, na sua "mensagem" à Câmara dos Vereadores, ele também anunciou a viagem como 'Prêmio', o que é uma informação inverídica prestada ao Poder Legislativo, abalando, então, a confiança e fidelidade de informações que deve haver entre Executivo e Legislativo. A rigor, a Câmara deveria abrir um Comissão de Inquérito para investigar o caso", termina por afirmar o professor Jefferson. 

Abaixo se encontra a fala, na íntegra, do Professor Jefferson Pecori Viana, na Tribuna Livre da Câmara Municipal: