segunda-feira, 22 de maio de 2017

Caos na Saúde: Gilson Fantin (PSDB) quer fechar Centro Ambulatorial Regional (CAR) e Laboratório Adolfo Lutz




Bastou Gilson Fantin (PSDB), o Prefeito de Registro, assumir a presidência do CONSAUDE, para que já tenhamos ameaças de transferência do CAR - Complexo Ambulatorial Regional e do Laboratório Adolfo Lutz. 

Essa é a razão que tem motivado pacientes, familiares, população de Registro e região a lutar, desde o início deste mês, contra a ameaça de transferência do Laboratório Regional (antigo Adolfo Lutz) e o Complexo Ambulatorial Regional – CAR, do CONSAUDE, de Registro para o município de Pariquera-Açú.

Gilson Fantin prometeu na posse no cargo de presidente do CONSAUDE no início deste ano:

“Vamos trabalhar para ampliar os investimentos do Governo do Estado no custeio e na infraestrutura da saúde na nossa região, melhorar a qualidade do atendimento à população e valorizar os servidores da saúde. Com o novo hospital de alta complexidade de Registro e a ampliação do hospital de Pariquera-Açu, o Consaúde precisa acompanhar esse processo, exigindo que os serviços sejam oferecidos de acordo com o que foi programado

Ao invés de cumprir o que prometeu, buscando mais recursos para o CONSAUDE e melhorando a gestão, resolve tirar direito garantido do povo de Registro e ameaçando as condições de trabalho dos funcionários!

Tirar o CAR e o Laboratório de Registro não trará nenhuma economia significativa, já que o corte de gastos seria apenas com o custo do aluguel e taxas públicas. Muito pelo contrário, certamente o custo será alto para a prefeitura de Registro, com o transporte de pacientes, sem mencionar os custos para os usuários que tiverem que se locomover por conta própria! Para não falar do transtorno para os mais de 80 trabalhadores que atuam nestes serviços.

O ambulatório de saúde mental tem 9.058 pacientes inscritos sendo que 3.273 pacientes, 36%, são moradores de Registro! Conta com 3 médicos psiquiatras (80 h/semanais), com atendimento médio de 1000 consultas de psiquiatria por mês, além de assistentes sociais, psicólogo, médico clínico geral, enfermeiro e técnicos de enfermagem.

É importante reafirmar que não haverá nenhuma redução significativa de gastos com a transferência dos serviços para Pariquera já que os maiores gastos são com folha de pagamento e medicamentos, cujos gastos se manterão. 

Portanto, a ação de Gilson Fantin (PSDB) na Presidência do CONSAUDE buscando transferir o CAR e o Laboratório Regional se caracteriza como uma manobra para forçar demissão de funcionários e/ou para reduzir fornecimento de medicamentos, com interesses próprios muito claros por trás da ação. 

NÃO PERMITIREMOS A TRANSFERÊNCIA DO COMPLEXO AMBULATORIAL REGIONAL E DO LABORATÓRIO ADOLFO LUTZ.