quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Pressão da comunidade do Votupoca tem VITÓRIA contra fechamento de classes e da Escola Armando Salles

No dia 04/10/2017, o Dirigente de Ensino Gabriel Marcos Spinula esteve na Escola EE Gov. Armando de Salles Oliveira anunciando para a comunidade do Votupoca que, em virtude do baixo número de estudantes para o ano de 2018, "dado que ele tinha no sistema", a comunidade escolar haveria de proceder com duas opções para a Escola: i) o fechamento de classes e multiserialização; ou ii) fechamento da escola. 



A comunidade, ao saber dessa possibilidade, se mobilizou e se organizou: foram mais de 100 pessoas presentes na Reunião. Os pais e mães presentes, representantes da categoria dos professores, vereadores, autoridades do município, coletivos de educadores, e moradores do bairro questionaram as informações trazidas pelo Dirigente de Ensino e argumentaram, com provas, que havia mais estudantes na Comunidade do que o anunciado, número suficiente para manter as classes existentes.
Registro da Reunião do dia 04/10/2017
Assim, a Comunidade do Votupoca de Sete Barras/SP exigiu uma terceira opção: manter a escola como está, com as salas individualizadas, sem o fechamento e a perda de profissionais.
Durante a Reunião os pais e mães ainda levantaram a necessidade de se trazer o Ensino Médio para a Escola.
Registro da Reunião do dia 04/10/2017

Hoje, recebeu-se a notícia que o Sr. Dirigente de Ensino Gabriel Spinula, em post em suas redes sociais, retrocedeu em sua atitude e anunciou que não mais haverá fechamento das classes e/ou da Escola. Importante que se diga que esse não é um ato de boa-vontade ou benevolência do Dirigente de Ensino, que, conforme dito, só havia apresentado 2 opções para a Comunidade. 

Post nas redes sociais em que Gabriel Spinula anunciou que retrocedeu com a proposta de fechamento de classes.


O não fechamento das classes e da Escola é  Vitória da Comunidade Organizada do Votupoca. 

Sabe que Gabriel Spinula ocupa cargo de confiança do governo de Geraldo Alckmin do PSDB. Do mesmo modo, é sabido que depois de fechar de 7 mil classes em todo o estado desde 2015, o governador Geraldo Alckmin pretende retomar seu projeto de reorganização da rede estadual, com fechamento de escolas.

O argumento das diretorias de ensino ensino vinculadas à Secretaria Estadual da Educação – o mesmo de 2015, alterações demográficas que levariam a uma menor demanda por vagas – foi, no Votupoca, assim como em outras localidades, contestado pelos professores, estudantes, pais e mães. 

O governo Alckmin há muito já vem aplicando este tipo de política no estado de São Paulo. Somente a união e a mobilização de professores e professoras, estudantes, funcionários e funcionárias, pais, sociedade de uma forma geral pode impedir a concretização deste projeto que reduz direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e também de seus filhos e filhas, entre eles o direito fundamental a uma educação pública inclusiva e de qualidade, como define a Constituição Federal.

A mobilização e organização trouxe uma vitória à Comunidade do Votupoca. 

Mas os moradores querem mais... noticiaremos os novos passos da comunidade em busca do direito à educação do campo com qualidade. 

Só a luta a vida muda! 

registronaluta.blogspot.com.br