terça-feira, 17 de outubro de 2017

Sarau Debate afirma resistência cultural da Juventude do Vale do Ribeira

No último sábado, 14 de Outubro, foi realizado o Sarau Debate "Lutas e Resistências das Juventudes do Vale do Ribeira: Diversidade e Perspectiva de Emancipação". No Sarau Debate estiveram presentes jovens de várias cidades do Vale do Ribeira, como Sete Barras, Cananeia, Iguape, Eldorado e Registro.





 A primeira parte do evento foi marcado por intervenções artísticas, organizadas pelo poeta Guilherme Souza, com declamação de poesia (de artistas famosos e autorais), apresentação de Jongo, leitura de slam resistência e a confecção de grafite sobre painel de madeira como legado de grafite do evento.  





Num segundo momento, foi iniciado o debate, organizado pelo professor Jefferson Pecori Viana, que contou com a exposição de três representantes das juventudes das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira. Representando a juventude quilombola, expôs a jovem Lorrayne Silva; representando a juventude indígena, expôs Orlando Vera e; representando a juventude caiçara expôs Heber do Prado




No debate também participaram os jovens das vários tribos urbanas das cidades do Vale do Ribeira. O debate contou com a audição e participação do Deputado Federal Paulo Teixeira, que assumiu compromissos com as lutas da juventude e relembrou a importância do Rio Ribeira para as comunidades tradicionais e para as cidades da região do Vale do Ribeira. 

Paulo Teixeira destacou que foi relator e aprovou, em uma das comissões que analisa a concessão do título de Patrimônio Cultural, Histórico e Ambiental para o Rio Ribeira de Iguape. 


A juventude quis ouvir do deputado Paulo Teixeira, sobre a Política em Brasília e as consequências para o futuro do Brasil, sobre como resistir ao desmonte do Temer das políticas sociais que incluíram e incluem a juventude principalmente a expansão do ensino técnico e superior públicos. 


Paulo Teixeira ainda reforçou que o Vale do Ribeira é a região do Estado que mais preserva a sua cultura regional que é muito forte e resistente e isso é importante para a identidade dos jovens.



Todo apoio e força às lutas das juventudes do Vale do Ribeira!