quarta-feira, 5 de abril de 2017

Jair Bolsonaro (PSC) cita quilombo do Vale do Ribeira e desrespeita cidadãos afirmando que "afrodescendentes não servem nem para procriar"

Jair Bolsonaro (PSC) incentiva racismo, ódio e intolerância

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) esteve nesta segunda-feira (03/04) no clube Hebraica, na zona sul do Rio. No evento, Bolsonaro prometeu que irá acabar com todas as reservas indígenas e comunidades quilombolas do país caso seja eleito presidente em 2018.

No vídeo abaixo se pode observar o momento em Jair Bolsonaro (PSC) afirmou: 
"Eu fui num quilombo em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava 7 arrobas, [os quilombolas] não fazem nada. Eu acho que nem para procriadores servem mais". 




No mesmo evento, Jair Bolsonaro afirmou que não concederá "nem um centímetro para quilombola ou reserva indígena".

As declarações racistas e de incitação a intolerância do deputado Jair Bolsonaro (PSC), cuja família tem origem e presença na cidade de Eldorado (SP), são um desrespeito a toda história das comunidades quilombolas, não só de Eldorado e do Vale do Ribeira, mas do Brasil. 
As comunidades remanescentes de quilombos existem em praticamente todos os estados brasileiros. Ao contrário do que muitos pensam, os quilombos não deixaram de existir com o fim da escravidão e representam muito mais do que a importância histórica e cultural.

O povo negro teve e terá fundamental importância para o nosso País. Por tudo que já fez, mesmo sob o regime de escravidão, e por tudo que fará, como povo livre, respeitado e eivado de dignidade.
A todos e todas quilombolas, todo o apoio!