terça-feira, 15 de maio de 2018

Corrupção de Fantin (PSDB) será investigada por duas Comissões Especiais na Câmara. Oito vereadores pediram afastamento do Prefeito


Na noite de ontem (14/05/2018), a Câmara Municipal de Registro, sob forte pressão popular, aprovou a criação de duas Comissões Especiais de Inquérito (CEI), além de oito vereadores terem assinado pedido de afastamento do Prefeito Gilson Fantin (PSDB).  

Na sessão da Câmara desta segunda-feira compareceram mais de uma centena de cidadãos registrenses. Os munícipes levaram cartazes e faixas, que em sua maioria pediam a investigam e o afastamento do Prefeito Gilson Fantin, após a ação da PF em Registro. 

A proposta inicial era uma CEI para investigar os fatos apontados pela Polícia Federal em sua ação em Registro. No entanto, a base de Fantin na Câmara tentou desvirtuar a proposta: eles propuseram investigar desde 2009, para assim, tirar os olhos da opinião pública sobre a ação da PF em Registro. Tentaram envolver a gestão da ex-prefeita Sandra e ainda um golpe rasteiro para não permitir a participação dela na comissão. 

O público presente na Câmara percebeu rapidamente a manobra dos apoiadores de Fantin e protestou. A sessão foi interrompida para tentar chegar a um acordo. 

O resultado foi que foram aprovadas duas CEI's: uma para investigar os anos de 2009 a 2014 (os dois primeiros anos da Primeira Gestao Fantin) e outra para investigar os anos de 2015 a 2018 (Primeira e Segunda gestão Fantin). Conclusão: Gilson Fantin será investigado nas duas Comissões Especiais de Inquérito. 

Também foi aprovado o envio de Ofício pedindo que Fantin se afaste do cargo. Oito vereadores subscreveram o Ofício, no qual requerem que Gilson Fantin peça licença para afastamento do cargo, por no mínimo 30 dias e/ou pelo tempo em que durar a Comissão Especial de Inquérito. 


É lamentável que os vereadores da base de Fantin tenham tentado manipular e desvirtuar a CEI para investigar a ação da PF. Eles querem reviver e realimentar (depois de 6 anos) a gestão de Sandra Kennedy, para assim tirar o foco das ações criminosas, realizadas na Gestão de Gilson Fantin, que foram apontadas pela Polícia Federal. Além disso, não há nenhuma investigação criminal ou policial sobre a gestão de Sandra Kennedy. O caso de Polícia aqui é o governo de Gilson Fantin. 

Como é sabido, a PF realizou busca e apreensão na casa e no gabinete de Gilson Fantin. Também foram alvo da ação a casa da Secretária de Educação, Simone Patrícia e do Chefe de Gabinete, Luciano Miyashita. A Secretaria da Educação também foi visitada pela PF, inclusive, durante a ação, com a proibição de entrada e saída dos que estivessem no local.

Também sabemos que foi a Justiça - e não o Prefeito - quem ordenou a imediata exoneração de Simone Patrícia e Luciano Miyashita. Desde ontem, eles estão demitidos de seus cargos de confiança e proibidos de entrar nos locais onde trabalhavam. 

Durante a Sessão da Câmara haviam fortes comentários de que nesta segunda-feira (14/05) a Policia Federal retornou a Registro e os ex-secretários foram levados para prestar depoimento, entretanto este blog não conseguiu confirmar este fato.