quinta-feira, 15 de março de 2018

Descaso da gestão Fantin: crianças andam 16km por dia para pegar ônibus escolar no Jurumirim


Além dos casos de superlotação, de falta de monitor e da péssima condições dos ônibus, as famílias das crianças fizeram uma nova denúncia, que retrata o completo descaso da Gestão Gilson Fantin com o transporte escolar. 
Denúncia foi realizado no Programa o Povo no Rádio, do dia 13/03. 

A denúncia dos pais dos estudantes é que, no bairro Jurumirim, as crianças tem que caminhar, todos os dias, 16km (8km para ir e 8km para voltar) para acessar o transporte escolar. 

São quase 3 horas diárias de caminhada para acessar o ônibus escolar, seja em qualquer condições climática: sol, chuva, frio, calor. 

A Prefeitura de Registro alega que não pode fazer nada, pois a estrada não é municipal. No entanto, segundo Sandra Kennedy, trata-se de uma desculpa, porque se a manutenção é feita para ter acesso à escola, o município encontra respaldo legal e é, inclusive, estimulado a garantir as condições para as crianças terem acesso à educação. É uma questão não apenas do direito à educação, mas de dignidade. 

Situação semelhante acontece no bairro São Domingo (próximo ao Serrote), onde as crianças continuam  - mesmo após denúncias - caminhando mais de 6km diários para acessar o transporte escolar.

Os problemas não param nesses dois casos: os pais e mães dos estudantes que moram Agrochá, relatam que os estudantes que vão para a Escola Aurora Coelho também tem problemas. Segundo eles, os ônibus passam muito cedo e as crianças ficam esperando, no lado de fora, a escola abrir. 

É mais um relato dos cidadãos e cidadãs do descaso, da incompetência e irresponsabilidade de Gilson Fantin com um tema muito caro à todos: o direito à educação.