sexta-feira, 23 de março de 2018

Saúde: Fantin (PSDB) acaba com tratamento integrado e complementar de Fisioterapia


Novamente, o prefeito do PSDB Fantin demonstra sua incompetência, irresponsabilidade e insensibilidade com a Saúde do Registrense: No Centro de Fisioterapia, o tratamento de Acupuntura no SUS em Registro foi encerrado pelo tucano. 

O Centro de Fisioterapia tinha, desde 2011, o oferecimento de Acupuntura pelo SUS. O tratamento foi implantado na gestão da prefeita Sandra Kennedy, em razão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Como várias outras políticas públicas, Fantin perdeu o tratamento de Acupuntura. Isso ocorreu pois, o Prefeito não abriu concurso para atender as vagas necessárias para manter o oferecimento do tratamento e a contratação terceirizada da equipe não era mais permitida. 

O tratamento de Acupuntura atendia, pelo menos 120 pacientes por mês, quase 1.500 pacientes por ano, por meio do médico naturólogo Leonardo.

A acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar proveniente da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente, através da estimulação de pontos presentes em canais de energia presentes no corpo humano, conhecido como meridianos.

Esta técnica é muito conhecida pela penetração da pele por agulhas metálicas muito finas, mas existem outros métodos e técnicas realizados (alguns deles não invasivos e totalmente indolores), podemos citar: auriculoterapia, colorpuntura, ventosa, moxabustão, entre outros. A acupuntura pode ser facilmente empregada em conjunto a outras técnicas terapêuticas como a quiropraxia, reiki, exercícios físicos e a fisioterapia.

Segundo a Acupunturista Suellen do Espírito Santo, "todas as pessoas podem fazer o tratamento (independentemente da idade, estando ela doente ou não) já que a acupuntura também é utilizada para a prevenção, proporcionando maior qualidade de vida e saúde. Ela é amplamente utilizada no fortalecimento do sistema imunológico; e alívio das dores inclusive nos casos de fibromialgia, cólicas, e especialmente indicadas em dores localizadas na coluna; problemas gastrointestinais ou gastresofágicos; distúrbios do sono; estresse emocional; problemas respiratórios; diarreia ou constipação; entre outros casos que iremos abordar futuramente".