sexta-feira, 9 de março de 2018

Mudanças de Fantin (PSDB) nas Creches aumentam risco de acidentes com bebês e superexploram profissionais


A precarização e superexploração dos trabalhadores (as) das Creches aumenta o risco de acidentes com os bebês.  

O Prefeito Gilson Fantin (PSDB) realizou uma série de mudanças no funcionamento das turmas de berçários nas Creches que aumentam, em potencial, o risco de acidentes dos bebês, considerando o número de crianças por professor e cuidadores! 

Atualmente, cada professor(a) é responsável por uma turma de 8 crianças. O tucano Gilson Fantin quer que esse número seja dobrado: cada professor(a) deverá, a partir dessa mudança, ficar responsável por uma turma de 16 crianças.

Esse aumento significa, também, a redução da qualidade das Creches, pois, ao invés dos professores passaram as atuais 4 horas com cada turma, passarão, com as mudanças de Fantin, a ficar apenas 2 horas com cada turma.

Outra mudança que coloca que precariza o trabalho dos profissionais é o fim das turmas separadas de Berçário 1 e 2, com as mudanças de Fantin, os bebês de 4 meses ficarão juntos com bebês de 1 ano e 11 meses

Ainda, Fantin decidiu diminuir o horário de almoço dos Cuidadores Escolares e ADI, de 2h para 1h20. Além disso, cada Cuidador e ADI cuidarão, sozinhos, de 16 crianças, em cada período do dia

Todas essas mudanças aumentam, de fato e em potencial, o risco de acidentes com os bebês, considerando o número de crianças por professor e cuidados.

Todas essas mudanças aumentar o grau de precarização do Cuidados Escolar e ADI e a superexploração desses profissionais, que acumulam, ainda, um salário defasado em mais de 12%. 

Gilson Fantin (PSDB), com essas mudanças, coloca em risco os bebês e superexplora os trabalhadores (as) das Creches.

E, principalmente, conforme afirma o próprio jornal tucano "O Globo", Creche de Má qualidade pode causar impacto de longo prazo, clique no link da notícia: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/creche-de-ma-qualidade-pode-causar-impacto-de-longo-prazo-8507602