quinta-feira, 22 de março de 2018

Fantin é derrotado por comunidade escolar: revogada a mudança que aumentava risco de acidentes com bebês

Imagem disponível no link
Em reunião na tarde desta quarta-feira (21/03) a Secretária de Educação de Registro informou aos professores que vai desistir da decisão tomada neste ano de colocar um professor para atender duas turmas de berçários. 
Esta medida havia levado os professores a se responsabilizarem por 16 bebês (contrariando as recomendações do MEC de 8 bebês por agrupamento de criança). 

Recuo do Prefeito ocorre após pressão da comunidade escolar, em especial, dos professores e professoras da rede municipal de Educação e dos pais e mães dos bebês. 

Com a desistência da implantação da medida absurda proposta por Fantin, os bebês poderão ter os cuidados e acompanhamento de professor por 4 horas. Do mesmo modo, os cuidadores e cuidadoras estarão menos sobrecarregados para realizarem seu trabalho. 

A alteração anterior, criticada pelo autoritarismo explícito da Secretária Municipal, foi imposta diálogo com a equipe gestora. A maioria dos diretores e coordenadores e todos os professores e professoras souberam da proposta somente na hora da atribuição de aulas!

Mais absurdo ainda foi a declaração do líder de Fantin na Câmara dos Vereadores, o vereador tucano Cristiano de Oliveira afirmou que se "trava apenas de um teste"

Que governo é este que testa com nossos filhos e filhas? 
Como este vereador pode concordar com uma medida que aumenta o risco de acidentes com os bebês? 
Quem já experimentou ficar responsável por atividades pedagógicas de 16 bebês ?

Prefeito Fantin é derrotado
Não adiantou Fantin tentar impedir a participação da vereadora de oposição Sandra Kennedy nas reuniões sobre o tema. 
Do mesmo modo, também não adiantou impedir que a representação sindical participasse das discussões. 
Também não adiantou o líder do Prefeito afirmar que "era apenas um teste", tentando se eximir da autocrítica que um representante do poder público deve ser o exemplo de prática. 


Não adiantou nada disso. Sabe por que? Porque pais, mães, coordenadores, diretores, lideranças, vereadores, imprensa e muitos outros se somaram neste esforço da comunidade escolar para cancelar a mudança absurda realizada por Fantin. Essa união fez com que a comunidade escolar saísse vitoriosa. Parabéns à todos e todas envolvidos!

Fantin (PSDB) não resistiu a pressão da comunidade e é obrigado a recuar em propostas que aumentava risco de acidentes dos bebês nas creches. É a lição de que "a luta a vida muda".