segunda-feira, 12 de março de 2018

Irresponsabilidade - Justiça revela erro de Samuel Moreira em CPI: falsa acusação e incompetência em investigação


Samuel Moreira (PSDB) deve desculpas por falsa acusação. 

"O Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou nesta quinta-feira dia 01 de março de 2018, a absolvição sumária do ex-tesoureiro do PT João Vacari, do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, e de mais dez acusados pelo Ministério Público Estadual por suposto crime de estelionato em quatro grandes empreendimentos da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), entre eles o polêmico Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral paulista. A decisão foi tomada por unanimidade pelos desembargadores da 10.ª Câmara Criminal do TJ". (leia a noticia completa aqui).

O Condomínio Solaris é onde se localiza o famoso apartamento triplex que o juiz moro afirma que pertence ao Presidente LULA. O João Vacari é ex tesoureiro do PT, foi do Sindicato do Bancários de São Paulo e presidiu a BANCOOP.


E por que Samuel Moreira deve desculpas por falsa acusação? 



Deve desculpas, porque conforme ele mesmo gosta de afirmar em sua biografia pessoal (que pode ser acessada aqui): "Foi presidente da CPI da Bancoop (2010), que apurou fraudes na Cooperativa dos Bancários de São Paulo." 


Mas qual a relação entre o devido pedido de desculpas e a presidência da CPI da Bancoop por Samuel Moreira?

Nesta CPI, em seu relatório final, Samuel encaminhou a acusação para o Ministério Público de São Paulo (o relatório final da CPI pode ser acessado neste link aqui). 


Sete dos membros da CPI foram da base de sustentação do governo do PSDB em São Paulo, entre os quais o presidente da comissão foi Samuel Moreira e o relator, Bruno Covas, ambos do PSDB. 
Samuel Moreira e Bruno Covas optaram por exercer a condição de maioria para aprovar o relatório acusando João Vacari  por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha (a leitura da matéria relatando a CPI pode ser acessada aqui). 


Agora, depois da decisão em segunda instância, e acordo com a defesa de Vaccari, durante o "processo ficou demonstrado que o Sr. Vaccari, à frente da Bancoop, saneou a cooperativa e viabilizou a entrega dos apartamentos aos cooperados, inclusive por meio de acordos com o Ministério Público, homologados pelo Judiciário". (artigo mostrando os detalhes da absolvição de Vaccari estão disponíveis aqui). 

Depois de mais de 7 anos, o fato que ficou conhecido por escândalo da BANCOOP, com fartas acusações, muitas noticias com proveito político e espetáculos de mídia, chega ao seu final.  

A justiça e a verdade dos fatos acabaram sendo reveladas e comprovaram, mais uma vez, a irresponsável correspondência entre o PSDB e o Ministério Público na tentativa de criminalizar o PT e seus dirigentes. 
Em particular, merece todo o desprezo a ação do Deputado Samuel que presidiu a comissão e deveria pedir desculpas aos que foram acusados injustamente.